Sunday, April 01, 2007

Orgão de tubos para a Sé Velha


Acabei de ler no diário de Coimbra que vai ser aberto concurso para a construção de um órgão de tubos na Sé Velha de Coimbra, nossa padroeira de pedra. Fiquei contente por ver uma notícia relatando um acontecimento que envolve vontade de pessoas, instituições como o IPPAR e como resultado, um bem cultural para a freguesia. Todos os dias leio o diário de Coimbra on-line e para falar a verdade estava um pouco cansado de ver notícias sobre a Académica, acidentes de viação e Metros empancados.
Jornalistas visitaram a dita "Sé" e o páraco João Evangelista assumiu o papel de cicerone dando ênfase ao que muita gente não sabe acerca da história do edifício.
Cito o Diário de Coimbra:
«Este é apenas o primeiro passo» de um objectivo mais amplo que é «conciliar Coimbra com a sua catedral», depois de um «afastamento» provocado com a decisão de nomear a Sé Nova como Catedral de Coimbra.
A riqueza, importância e o valor histórico da Sé Velha foram ontem constantemente sublinhados durante a visita, liderada por João Evangelista. No entanto, este lamenta que, na prática, estes valores nunca cheguem aos turistas que visitam a nossa cidade. «Os turistas limitam-se a achar bonito, ou não, e não têm ideia da mensagem que está aqui representada», afirmou. «Mesmo os textos dos guias são muito pobrezinhos e não valorizam a Sé Velha como referência na História de Portugal», garantiu.
Ali nasceu a universidade, ali estão enterrados 19 bispos, ali está um retábulo do século XV «carregado de simbologia religiosa», ali está a capela do Santíssimo Sacramento, de 1566, com uma representação do Concílio de Trento, ali está um espaço onde, segundo João Evangelista, é possível «a interioridade e a paz espiritual». É isto que, segundo o pároco, não é transmitido aos milhares de turistas que entram, por ano, na Sé Velha.
«A Sé Velha merece ser dotada de um guia turístico que revele as suas riquezas, o seu simbolismo religioso, a sua beleza arquitectónica, os seus valores artísticos», afirmou, adiantando aos jornalistas que está já a ser desenhado um roteiro turístico para a nova etapa da Sé Velha, a que foi dado o nome de «”Roteiro quase perfeito da Sé Velha”»; brinca João Evangelista.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home